Notícias

Voltar

12/07/2016 - Assistência Social produz book de fotos para gestantes do projeto Mamãe Coruja


Durante os meses de junho e julho vem sendo realizado o projeto Mamãe Coruja na Secretaria de Assistência Social com a articulação do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, onde são atendidas as gestantes de todo o município, com o objetivo de garantir uma boa gestação e um bom período pós-parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável.

Uma das fases desse projeto é o Book Fotográfico realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Teofilândia. No dia 5 julho foi montado um estúdio na própria sede da Secretaria com um cenário bastante bonito e condizente com o momento em que cada uma das gestantes vive.

"Sabemos do alto custo desse material, porém, entendemos que esse é um momento muito especial na vida de cada uma, por isso a ideia de ofertar um ensaio fotográfico e posteriormente o book como recordação da gestação. O resultado saiu como a gente esperava e agora todas terão fotos bem produzidas para lembrar deste momento lindo que é a gravidez. Isso tudo só vem completar o trabalho que o CRAS vem realizando com essas mulheres, com encontros no intuito de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família", disse a secretária municipal de assistência social Tauany Lima.

Mamãe Coruja - O objetivo do Programa é reduzir a mortalidade materna e infantil, trabalhando Políticas Públicas integradas por ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social

O projeto tem o objetivo de garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.

Cada canto Mãe Coruja conta com profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. No sentido de monitorar, visualizar necessidades e encaminhamentos, foi criado um sistema de informação por onde se faz o monitoramento das ações.
O Programa tem como objetivo cuidar da gestante e da criança, através da articulação com a rede de saúde existente no município e após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais dos Cantos Mãe Coruja até completar cinco anos de idade.