Notícias

Voltar

28/07/2016 - Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com o SENAR promovem encontro com agentes do Programa Despertar


O Programa Despertar vem trazer a reflexão a respeito da responsabilidade que temos com o meio ambiente, sua problemática global e local, com objetivo de construir novos valores e atitudes que nos permitirão atuar na preservação e conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais. Além do tema meio ambiente, também serão abordados os temas Ética e Cidadania, Trabalho e Consumo. Visando integralmente o estudante do meio rural, preparando-o para a vida e para o exercício da cidadania.

No dia 20 de julho, a coordenação do Despertar se reuniu com agentes do programa - alunos do 4º e 5º dos anos iniciais do ensino público - para a criação do plano de ação da cada agente, que será desenvolvido na sua escola, família, comunidade local; visando sempre a educação socioambiental.

"Nós atuamos de forma ativa. Geralmente, quando falamos em lideranças, pensamos logo em um adulto coordenando ações que envolvem várias pessoas. Se a liderança for infantil ou juvenil, logo criam um jeitinho para que um adulto fique por trás monitorando e controlando tudo. No Despertar é diferente, os agentes estão sendo preparados para posicionarem-se diante das questões do próprio projeto de vida e da vida comunitária", disse a coordenadora do Programa Despertar, Jucimara Bispo.