Perfil do Prefeito Adriano de Araújo.

Voltar

Prefeito Adriano de Araújo.



Nascido em Serrinha em 7 de janeiro de 1974, Adriano de Araújo passou a residir em Teofilândia (povoado de Maria Preta, zona rural) quando tinha dez anos. Em 1995, seguindo o exemplo de milhões de nordestinos, foi trabalhar em São Paulo em busca de melhores oportunidades. Na maior cidade do país, deu continuidade aos estudos e concluiu o ensino médio. Cinco anos mais tarde, voltou a morar na Bahia e escolheu Salvador para intensificar seus estudos porque, desde criança, sempre teve o sonho de concluir um curso superior na área de Ciências Humanas. Com muito esforço e dedicação, pagou as mensalidades do cursinho pré-vestibular e foi aprovado no vestibular de Licenciatura em História da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), uma das mais tradicionais do Nordeste.

Por acreditar em um Brasil mais justo e democrático para todos, Adriano elege o Partido dos Trabalhadores como sua bandeira política e filia-se em setembro de 2003. Com a aprovação no vestibular, Adriano de Araújo passa a residir na segunda maior cidade da Bahia, em 2003. Durante todo o curso, Adriano teve participação ativa no Movimento Estudantil, em especial no Movimento Negro, participando no NENNUEFS (Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS), além de ter representando por diversas vezes a UEFS em eventos universitários e em Casas de Estudantes de todo o território nacional. Em 2008, o sonho de criança torna-se realidade e Adriano de Araújo conclui a universidade, tornando-se professor em História.

Pouco tempo após a formatura, Adriano volta a residir em Teofilândia, sua terra natal de coração, quando se envolve ativamente das mobilizações sociais e políticas do município, inclusive organizando encontros em associações comunitárias, participando de reuniões em sindicatos de trabalhadores rurais, associações de servidores e outras associações de classes. Mesmo com parcos recursos, continua na sua luta incessante em busca de melhoria para a população, sendo rapidamente reconhecido como importante liderança popular.

Também em 2008, atendendo ao desejo popular, disputa a sua primeira eleição para prefeito. Adriano não se elege, mas, seguindo seu exemplo de vida, continua a trabalhar pela população de Teofilândia, principalmente os mais necessitados, com firmeza, sem desanimar, sempre vencendo os obstáculos e as dificuldades.

Em 2010, coordenou o projeto PEAMSS (Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento) em Teofilândia, conseguindo grande êxito na mobilização da comunidade sobre o tema. Entre 2011 e 2012, foi convidado a coordenar e apresentar o programa "Teofilândia em Notícia", na Rádio Pedraza, alcançando grande audiência em toda a comunidade. Em 2012, disputa novamente a eleição para prefeito, atendendo a imenso clamor dos moradores de todos os bairros, comunidades e povoados de Teofilândia. Desde vez, vence as eleições. Adriano é solteiro, gosta muito de ler e tem admiração pelos grandes nomes da política nacional, a exemplo de Ulysses Guimarães, Miguel Arraes, Lula, Luíza Erundina, entre outros.