Close Menu

História do município

História de Teofilândia

Aproximadamente em 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga) e dormiram. Ao acordarem e não encontrarem o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumulavam água, ao que chamaram de caldeirões ou tanques de pedras, e onde não só os animais que eles pastoreavam estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam água.

Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que haviam encontrado um caldearão, ou Tanque de Pedras. Os irmãos João Manoel e Manoel João, transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta, José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa, vindo outras em seguida. Chegaram outros moradores, o local passou a ser chamado Arraial de Pedras.

O Arraial foi crescendo, e em 1953 foi transformado em distrito com o nome de Itapirú, que pertencia a Serrinha. Sendo muito tempo depois denominado Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, Joaquim Teófilo de Oliveira genericdrugcenter.com
. Teofilândia obteve sua emancipação política e administrativa em 23 de Abril de 1962, através da Lei Estadual 1685.

 

Fonte: IBGE; Centro de Estatística e Informações (BA).


Dados Estatísticos

População estimada 2016 (1) 23.319
População 2010 21.482
Área da unidade territorial 2016 (km²) 351,892
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 64,02
Bioma Caatinga

 

Veja as estatísticas completas 

 

Fonte: IBGE


Fotos


Mapa

Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Teofilândia